Instagram para e-commerce: alavancando o seu negócio

Acreditamos que não seja novidade nenhuma para qualquer empreendedor que um dos principais ingredientes para fazer o seu negócio crescer é, necessariamente, a presença nas redes sociais, dentre elas, o Instagram.

As páginas para e-commerce também não são nenhuma novidade, empresas de todos os tipos investem nas mais diversas redes sociais como Facebook, Twitter, Linked In, Spotify e, claro, o Instagram. Esta é uma das redes sociais mais importantes da atualidade e certamente o público alvo de praticamente todos os segmentos estão lá, somente aguardando pela postagem certa.

O uso do Instagram pode, facilmente, alavancar os resultados de qualquer empresa, contudo, isso não irá acontecer se desempenhado de qualquer maneira. O conteúdo gerado deve ser de qualidade, as postagens devem ser feitas na hora certa, o engajamento deve ser valorizado, dentre diversos outros detalhes que nos aprofundaremos nesse texto.

Continue lendo para aprender algumas dicas valiosas para fazer o seu e-commerce bombar no Instagram, aumentando os seus lucros e usando a fama dessa rede social a seu favor.

Dicas para a página do seu e-commerce

O Instagram é a rede social que mais cresceu nos últimos anos e o mesmo cenário aconteceu para o e-commerce no Brasil, cresceu cerca de 12% e a previsão é que continue dessa forma. Sendo assim, por que não aliar o útil ao agradável e juntar essas duas estatísticas que prometem levar qualquer negócio as alturas.

Seguem as principais dicas para uma boa gestão da página do seu e-commerce:

É uma atividade que demanda tempo

Não adianta criar uma página aleatória e esperar que ela tenha sucesso. Você deve investir o seu tempo na preparação de todos os detalhes, planeje as postagens semanalmente ou mesmo mensalmente para aqueles mais controladores. Hahaha

Quem é mesmo o seu público?

Você está criando conteúdo para um público específico, os seus clientes, aqueles que estão interessados em seus produtos e serviços, sendo assim, você deve conhece-los. Você deve estudar os hábitos, desejos, rotina, idade, criando o perfil do seu público alvo.

Tudo isso resulta em na criação da Persona que nada mais é que o seu consumidor final, imagine ele como uma pessoa e não um número e será relativamente fácil direcionar a produção do conteúdo das páginas do seu e-commerce.

Crie a conta ou transforme-a no Instagram para empresas

Primeiro de tudo, o seu perfil pessoal não deve ser o perfil do seu e-commerce, não importa como ele surgiu. Os indivíduos como um todo gostam de se envolver com o dia a dia das pessoas, contudo, em um perfil empresarial, não é interessante para seus seguidores ver o que você comeu para o café da manhã.

Além desse fato, a criação de um perfil comercial é extremamente importante para a análise de métricas das suas postagens e campanhas. Isso permite que você possa analisar profundamente o desempenho do seu e-commerce quando o assunto é publicidade e engajamento dos seus clientes.

Essas métricas serão suas principais aliadas para o crescimento do seu negócio, e com o crescimento delas, você saberá que está no caminho certo.

Identidade visual

Não difícil, muitos empresários deixam para criar a identidade visual da empresa para depois. Isso é um verdadeiro erro, pois é isso que deixará o perfil ainda mais atraente, resultando no aumento do número de seguidores, assim como o engajamento.

Nós conseguimos fazer diversas associações quando uma identidade visual é bem construída. Um exemplo prático é que se vemos uma lata vermelha automaticamente remetemos a Coca-Cola e quando vemos uma lata verde pensamos no Guaraná Antártica – isso tudo sem nem precisar ver a marca.

Definir uma palheta de cores que corresponda bem ao seu público alvo e evitar imagens abarrotadas de informação já é um bom começo. Nada de textões em forma de imagem e uso excessivo de filtro. Seja uniforme em suas postagens.

Hashtags não devem ser subestimadas

As hashtags tem o papel de reunir um determinado tipo de conteúdo sob uma única palavra-chave. Muitas pessoas ao realizar pesquisar poderão se deparar em sua página caso você utilize esse recurso de forma adequada.

Veja quais tags você poderá aplicar em suas postagens e não deixe de criar uma específica para descrever a sua marca, assim, as pessoas que de alguma forma interagirem com a sua marca podem usá-la.

Ademais, com o recurso “seguir hashtag”, não há erro, o seu conteúdo aparecerá no ato da publicação para todos os interessados por aquele assunto!

Anúncios e mais anúncios

Patrocinar as suas postagens é uma ótima forma de fazer o seu conteúdo aparecer para diversas pessoas que podem ou não ter interesse nos seus produtos. Essas publicações irão direcionar o seu público para sua página de compras ou mesmo para a sua landing page, assim você poderá angariar diversos leads e até usar depois para e-mails marketing.

Investir em anúncios é indispensável para qualquer negócio e, com o tempo, eles começarão a trazer resultados significativos para o seu e-commerce.

 

Quase todas as estratégias de marketing e publicidade requerem alguma paciência e bastante persistência. Não existem respostas erradas ou campanhas que foram para o ralo. Tudo isso é um constante aprendizado para que os mesmos erros não sejam repetidos e que sua marca cresça cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *